Plano 21|23: Escola+ : Escola a Ler - Atividades nas Bibliotecas Escolares


Ao longo destes dois últimos anos letivos, as Equipas das três bibliotecas escolares do agrupamento de escolas de Penacova estiveram envolvidas em atividades de promoção da leitura no âmbito da medida Escola a Ler do Plano 21|23 Escola + da Direção-Geral da Educação, "com vista à recuperação das aprendizagens". 

As atividades selecionadas no Eixo 1 - Ensinar e Aprender | Domínio 1.1 - + Leitura e Escrita | Ação específica 1.1.1 - Escola a Ler, foram: "Leitura Orientada" (1.º e 2.ºCEB); "Livr'à mão" e "Vou levar-te comigo" (3.º CEB), a dinamizar com os seguintes objetivos:

  • Desenvolver as competências de leitura, melhorando a fluência e a compreensão leitoras.
  • Fazer do uso do livro, da leitura orientada e da escrita uma rotina diária/semanal em sala de aula.
  • Promover a literacia literária como instrumento para a fruição de textos gradativamente mais extensos e complexos, que garantam o gosto de ler.

Leitura Orientada

Leitura orientada em sala de aula, por professores e alunos, de um mesmo livro. Prática da leitura e da escrita como uma rotina das turmas, lendo 1 hora por dia no 1.º ciclo e 1 hora por semana no 2.º ciclo do Ensino Básico. 

Vou levar-te comigo! 

Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras. 

Livr’ à mão 

Leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo, em momentos letivos autorizados pelo professor (sempre que exista um tempo livre na aula: final de tarefas/ atividades, entre outros). A atividade e respetiva seleção de livros desenvolve-se de forma articulada entre o professor titular de turma/professor de português/diretor de turma e a biblioteca, podendo aderir qualquer docente do conselho de turma.

(Fonte: DGE - Plano 21 | 23 Escola+)

Para saber mais sobre a operacionalidade destas atividades, clicar em: (Escola a Ler; "Leitura Orientada"; "Vou levar-te comigo" e "Livr'à mão").

Leitura Orientada

Nestes dois anos letivos, as equipas das bibliotecas escolares criaram fichas de leitura de obras literárias para o 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, em apoio à recuperação de aprendizagens de alunos com mais dificuldades.

Na Escola Básica de Penacova, no ano letivo de 2022/2023, destaque-se a atividade lúdica de leitura orientada com realizada com a turma PEN1 do 1.º ano: o jogo de leitura baseado no livro "Não faz mal ser diferente" de Todd Parr, criado pela professora titular de turma (e Equipa BE) Celina Pimentel, realizado na biblioteca escolar. Esse jogo foi, mais tarde, passado para um Kahoot! da BE.

Jogo na BE EB de Penacova "Não faz mal ser diferente" com as turmas PEN1 e 2.

V. artigos no blogue: 

https://beonaepenacova.blogspot.com/2022/06/plano-2123-escola-jogo-de-leitura-nao.html 

Kahoot!: https://create.kahoot.it/share/nao-faz-mal-ser-diferente/59fe7fd4-1d41-4e73-b95e-946a000a3e5e

Vou levar-te comigo!

Neste dois anos escolares, as bibliotecas escolares deste agrupamento procuraram reforçar o fundo documental, aumentando a oferta de número de títulos e novidades, e deram continuidade a sessões periódicas de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras, como convites à leitura com códigos QR. 

Uma das muitas sessões de apoio na requisição de novas leituras (8.ºano), aqui
conduzida pela professora de Português (e Equipa BE) Alice Sales na BE EBISPA.

Livr'à mão 

Para a leitura silenciosa de um livro sempre "à mão", a biblioteca escolar apoiou esta atividade através de aconselhamento de títulos e disponibilização de baús de leitura para sala de aula nos três ciclos, para a comodidade de alunos e professores, desenvolvendo a leitura no início ou final das aulas, de forma regular e de periodicidade variável, consoante as disciplinas e as suas atividades.

Alunos do 7.º ano (EBISPA) a ler silenciosamente na aula de Português (2021/2022)
 

Alunos do 9.º ano (EBISPA) a lerem ao ar livre numa aula de Português.

Na biblioteca da EBI São Pedro de Alva, para além das mostras temáticas periódicas e de novidades, foi dada continuidade à criação de painéis e decoração da biblioteca para a promoção da leitura pela professora de EVT (e Equipa BE) Madalena Madeira, que também criou e construiu um expositor para destaques de livros e de leituras.  

A decoração convidando à leitura
na biblioteca escolar da EBI São Pedro de Alva.
O expositor de destaques à esquerda do painel de dinâmicas da BE.

O "Leitor", figura de convite à leitura costumizável e adaptável a qualquer autor(a) ou personagem literária, foi criado pela professora de Educação Visual (e Equipa BE) Otília Lopes, para este mesmo expositor de destaques:


A professora Otília Lopes foi ainda responsável pela criação das imagens dos cartazes para as atividades do Plano 21|23 Escola+: "Leitura Orientada"; "Livr'à mão" e "Vou levar-te comigo".

V. artigo "Ação Escola a Ler": https://beonaepenacova.blogspot.com/2022/09/acao-escola-ler.html 

V. ainda Mostras das BE: https://beonaepenacova.blogspot.com/search?q=mostras 

Comentários