BE EBI São Pedro de Alva: Divulgação da ferramenta digital Pl@ntNet

A biblioteca escolar apresenta a app Pl@ntNet


A Pl@ntNet é uma aplicação que pode recolher e pesquisar imagens, e pertence à Agropolis Fondation, cujo nome por extenso é "Montpellier Agricultural Sciences and Sustainable Development", que foi criada na França a 21 de fevereiro de 2007 pelas três instituições fundadoras iniciais INRA, CIRAD e Montpellier SupAgro para auxiliar a identificar plantas. 

A aplicação integra um sistema de ajuda para a identificação automática de plantas a partir de fotos comparadas com as imagens de um banco de dados botânicos. Os resultados permitem encontrar o nome científico de uma planta, se esta for suficientemente ilustrada na base de referência. Na maior parte dos casos está ainda associado o nome comum.

Tanto o número de espécies processadas como o número de imagens utilizadas evoluem com as contribuições neste projeto. 

A aplicação funciona ainda melhor se as imagens submetidas focalizarem um órgão ou uma parte específica da planta (folhas, flores, frutos). As fotos de folhas de árvores sobre um fundo uniforme fornecem os resultados mais relevantes. 

Se identificarmos inequivocamente uma espécie procurada (por exemplo, oliveiras), podemos participar neste projeto submetendo a sua observação com o botão "Contribuição". Estas contribuições sujeitas a um processo de moderação serão validadas de forma colaborativa. 

Fonte do texto de apresentação da app: Pl@ntNet

A ferramenta digital Pl@ntNet aplicada ao ensino

O Professor de Ciências Naturais (e Equipa BE) Rui Silva propôs-se dinamizar o uso da aplicação Pl@ntNet com os alunos do 9.º ano da Escola Básica de São Pedro de Alva como forma de demonstrar todo o potencial que estas novas ferramentas digitais têm na dinamização de aprendizagens, bem como em questões práticas do quotidiano. 

O ponto de partida foi a comemoração do Dia Mundial da Árvore, a 21 de março de 2023. Nesse dia, o professor Rui Silva saiu com a turma 9ºA para o espaço exterior e os alunos, já com a app instalada, procederam à identificação de plantas. Foram comparados registos e confirmada a coerência dos resultados exibidos pela aplicação nos diferentes telemóveis dos alunos. 

Os alunos concluíram que a aplicação é muito eficaz e facilmente desfaz dúvidas no seu quotidiano se houver interesse efetivo na identificação de plantas. 

Nesse dia foi acordado que, durante as férias da Páscoa, os alunos registariam observações (a folhagem entretanto já se teria instalado nas árvores de folha caduca). Alguns alunos enviaram um considerável acervo de registos. 


Em conclusão, apesar de ser uma atividade muito simples, ela despertou a consciência nos alunos de que surgirão aplicações de inteligência artificial que muito os ajudarão quer no processo ensino-aprendizagem, quer em questões práticas do seu quotidiano. 

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