Associação Portuguesa de Seguradoras: Sugestão de leituras

Em maio, o mês em que se celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa (dia 5), a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) recomenda a leitura de dois livros – publicações são dirigidas a alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico, que podem ser ferramentas úteis para trabalhar o Domínio de “Literacia Financeira e Educação para o Consumo”, no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania:


Talvez uma app: tendo como pano de fundo a era digital e as aplicações digitais (apps) desenvolvidas e a desenvolver, a história arranca com uma ideia nascida no mundo digital para ser aplicada num ramo e numa atividade específica, ligada à música.

Ao transmitir uma lição – a de que uma ideia nascida para responder a uma necessidade pode ser aproveitada para outras áreas – o livro mostra que a via digital e as ideias sobre a utilidade de várias aplicações, na indústria seguradora, podem assumir-se como uma via profissionalizante dos jovens do século XXI.


Jornada segura, uma história em torno da Jornada Mundial da Juventude – Lisboa 2023, um megaevento que exige planeamento, organização, criatividade e muito trabalho. Mas envolve, também inúmeros riscos que é preciso saber identificar, prevenir e acautelar. E é isso que as personagens – um grupo de rapazes e raparigas de sensibilidades e convicções muito diferentes – vão perceber, à medida que se envolvem como voluntários nos preparativos da Jornada.

Livro, o Encarte e a respetiva Ficha de Leitura de Jornada segura estão disponíveis, para download gratuito, no site da APS | Educação e Cidadania.

Talvez uma app tem, igualmente disponível no site da APS, o Livro e a Ficha de Leitura.

Estes e outros recursos estão também disponíveis na plataforma de Educação Financeira da APS, O risco espreita, criada em parceria com o SAPO.

Fonte: APS

#APSSugestõesdeLeitura

Comentários