"Transformar a Educação: Dá Voz às tuas Ideias!" (II)

Depois das sessões de apresentação da Iniciativa RBE "Transformar a Educação: Dá Voz às Tuas Ideias" na BE, com as primeiras reflexões e debates, dinamizadas pela professora bibliotecária, para as três turmas do 3.º CEB da EBI de São Pedro de Alva, seguiram-se as sessões de "brainstorming" nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, dinamizadas pelas diretoras de turma. Em cada turma, os alunos reuniram-se em grupos de pares ou de quatro alunos, discutiram, chegaram a conclusões e propuseram soluções para os problemas atuais da educação.

Na turma do 7.ºA/SPA, na linha de ação temática Escolas inclusivas, equitativas, seguras e saudáveis, sob o tema: “A hora de transformar a Educação”, os testemunhos dos alunos na BE foram os seguintes: 

- Durante o confinamento, o que os alunos mais tiveram falta foi do convívio presencial; alguns gostaram de ficar em casa, mas sentiram falta da presença do professor para os ajudar a entender melhor as matérias; as aulas são um pouco "chatas", com demasiada matéria, escreve-se muito nos cadernos, e há muitos tpc... 

Em contexto de sala de aula, os alunos chegaram às seguintes conclusões

- As crianças e os jovens devem dialogar para desenvolver a sua parte mental e ter acesso grátis à internet para poderem pesquisar o que necessitam; os professores poderiam ensinar as suas matérias através da música e de jogos, sendo o apoio na aprendizagem para todos os alunos; e os alunos deviam ainda aprender culinária para fazerem comida saudável. 

- Alguns consideram que se os apoios fossem para todos os alunos, seria melhor; devemos aprender com base na ciência, usando jogos e música e que o tema “culinária” devia fazer parte das matérias. No entanto, outros pensam que a curiosidade e o gosto em aprender ao longo da vida é importante, porque nos trará mais oportunidades na vida. Os alunos consideram que a criatividade e a inovação devem ser desenvolvidas, assim como aprender o que fazer em caso de emergência.

As propostas foram: 1) Devia haver mais acesso à internet; 2) as disciplinas deviam ser mais práticas e as aprendizagens mais significativas, para ajudar os alunos e os outros, no dia a dia - com disciplinas como culinária e socorrismo; 3) o ensino devia ser mais divertido, com música e jogos; 4) a criatividade deve ser estimulada na escola “sem criatividade não há nada no mundo”, “sem inovação não existia tecnologia”; e 5) os alunos deviam ser mais estimulados a intervir e a participar na vida da comunidade local, a no apoio às pessoas mais vulneráveis (crianças, idosos, ou economicamente mais frágeis).

Sessão de "brainstorming" na turma do 7.ºA/SPA (sessão de 18/10/2022), na aula de Cidadania e Desenvolvimento:



Na turma do 8.ºA/SPA, na linha temática Aprendizagens e competências para a vida, o trabalho e o desenvolvimento sustentável, sob o tema "Apelo à Ação!", os testemunhos dos alunos na BE foram os seguintes: 

- Os alunos preferem aulas mais práticas e menos expositivas; e consideram que os currículos escolares são muito extensos e têm demasiadas disciplinas que eles sentem não terem valor prático nas suas vidas - “estudamos para os testes, logo a seguir, esquecemos e nunca mais usamos”; “O meu pai diz que mais de metade do que aprendeu na escola não se lembra nem precisa disso no seu trabalho e na sua vida”. 

Em contexto de sala de aula, os alunos chegaram às seguintes conclusões

- Os alunos gostam da escola e das aulas mas gostariam que as aulas não fossem não expositivas em que o professor da matéria e eles registam no caderno; gostariam de aulas mais práticas; também gostariam que os conteúdos programáticos não fossem tão extensos para haver tempo para outras atividades mais práticas e lúdicas. 

As ideias propostas foram: 
- Ter uma disciplina de economia para ensinar o básico do dia-a-dia; reuniões mensais com um membro da direção para se debater ideias e propostas os alunos; projetos ao ar livre (por ex. Peddy-paper);  melhorar a qualidade da internet; os professores utilizarem mais recursos online, ter mais trabalhos de grupo; haver mais atividades divertidas na sala de aula (usando, por exmplo, o Kahoot!).

Sessão de "brainstorming" na turma do 8.ºA/SPA  (sessão de 19/10/2022), na aula de Cidadania e Desenvolvimento:



Os dois alunos relatores fizeram uma síntese dos assuntos dialogados e refletidos pela turma e, na aula seguinte de Cidadania e Desenvolvimento, deram a conhecer a todos as principais ideias e propostas da turma para melhorar e transformar a Educação.

Na terceira sessão desta atividade, em Cidadania e Desenvolvimento,
os relatores do 7.ºA/SPA apresentaram as conclusões e propostas à turma.

Na turma do 9.º A/SPA, na linha de ação temática Aprendizagens e competências para a vida, o trabalho e o desenvolvimento sustentável, sob o tema: “A hora de transformar a educação”, os testemunhos dos alunos na BE foram os seguintes: 

- “O Ser Humano nasce com um instinto de curiosidade natural. A escola, em vez de aproveitar esse instinto, ensina para terem boa nota e não simplesmente para saberem. Um ensino perfeito é quando o aluno quer aprender mais”; 
- “Durante o confinamento devido à Covid, as aprendizagens à distância sofreram porque faltou o apoio individual do professor. E por isso, os alunos foram mais sobrecarregados de tarefas em casa do que na escola, para os professores terem mais elementos de avaliação.”
- "Andamos sobrecarregados de livros e trabalhos, quando, atualmente, os meios tecnológicos são mais eficazes em querermos aprender".

Em contexto de sala de aula de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos reuniram-se aos pares para debaterem ideias para melhorar a educação. As ideias propostas foram as seguintes:

- Aprender de forma divertida; em vez de andarmos carregados com cadernos e manuais, resumir o material a um tablet e uma caneta digital; limitar o trabalho ao tempo escolar, tendo mais tempo para cada um poder divertir-se, assim melhorando a infância; os professores garantirem uma forma de ensinar mais divertida e produtiva; não ter tantas disciplinas, por ano, para conseguir dar mais apoio às mais “importantes”.

Numa segunda sessão de debate na BE (10/11/2022), num debate final de ideias, os alunos propuseram ainda:
- Uma disciplina de autodefesa para todos, em contexto da Ed. Física ou como disciplina autónoma, "pois treina também a mente a ser saudável.”; e uma disciplina de economia e finanças para todos.

Sessão de "brainstorming" na turma do 9.ºA/SPA (sessão de 20/10/2022):


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