Na celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Hora do Conto da biblioteca escolar (BE), no dia 13 de outubro, foi com o conto tradicional "Corre, corre, cabacinha", encenado e representado pela Voluntária da Leitura D. Fátima Abreu, assistente técnica da BE, para os alunos da turma SPA1 (1.º ano do 1.ºCEB).
A D. Fátima Abreu, contou este conto "tal como lhe contava o seu avô, quando ela era menina", mesmo da idade dos alunos daquela turma. No papel da velhinha do conto, ao ler a carta da família com o convite para o casamento dos netos, vestiu-se logo a preceito e preparou-se para a viagem. Mas, no caminho, encontrou alguém que a assustou e com quem teve de negociar, e mais tarde, no caminho de regresso, enganar, para salvar a sua vida: sim, adivinharam, foi um lobo!
Os alunos adoraram a história e manifestaram a sua alegria com muitas palmas. A seguir, a D. Fátima Abreu conversou com os alunos sobre a história e mostrou cabaças e outros objetos antigos.
Depois, e uma vez que os alunos mostraram ter entendido bem a história, convidou voluntários para serem a velhinha e contarem eles este conto outonal, o que foi muito divertido!
Por fim, distribuiu aos alunos marcadores de livros com o percurso da velhinha no conto, e entregou à professora titular de turma Goreti Cruz folhas recortadas em formato de cabaça, para depois, em aula, os alunos reconstituírem os passos da história através de desenhos.
E aqui estão os resultados dos trabalhos dos alunos! Lindos, parabéns!
NB: Aplicadas máscaras nos rostos visíveis dos alunos nas fotos, em cumprimento do DEL 1495 de 2016:
https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf
Comentários
Enviar um comentário