MIBE 2022: Sessões de Formação de Utilizador da BE

 

Na primeira semana do mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), iniciaram-se as sessões de Formação de Utilizador da BE na biblioteca da Escola Básica Integrada de São Pedro de Alva, abrangendo os alunos das turmas do 1.º, 2.º e 3.º CEB.

Durante as sessões, a professora bibliotecária falou da importância da celebração do MIBE, e referiu as atividades propostas neste mês. Depois, apresentou o novo registo de frequência "online" da BE, divulgou o logótipo e as redes sociais da BE, e, em particular, o blogue BE ON AE Penacova, mostrando os artigos, vídeos e outros recursos que os alunos podem encontrar nele, como apoio extra para os seus trabalhos. 

Para os alunos do 4.º ao 9.º ano, foram ainda exemplificados no computador os passos a dar para se consultar o Catálogo Coletivo da Rede de Bibliotecas de Penacova, que se encontra disponível "online", podendo ser acedido a partir de casa ou na escola.

A seguir, foi feita uma (re)visita à BE, às regras de utilização do espaço, equipamentos e fundo documental, e ao modo como esta se encontra organizada, através de pequenas fichas formativas de formação de leitores da RBE, adaptadas a cada nível de ensino e faixa etária. Estas atividades permitiram aos alunos fazer um uso mais eficiente dos recursos da BE e do tempo útil de cada um para os usufruir/utilizar.

No final, foram distribuídos os formulários de Pedido de Cartão de Leitor aos alunos sem cartão, condição indispensável para estes poderem requisitar livros nas quatro bibliotecas da rede concelhia.

Ficam algumas imagens:


Um agradecimento da BE às professoras titulares de turma Goreti Cruz, Lídia Marta e Paula Morgado (1.ºCEB), e aos professores de Português Fernando Breda e Alice Sales (2.º e 3.º CEB), e à professora de EVT Madalena Madeira (2.ºCEB), que colaboraram com a BE nesta atividade.

NB: Aplicadas máscaras nos rostos visíveis dos alunos nas fotos, em cumprimento do DEL 1495 de 2016: 

https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf

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