BE EBI de S. Pedro de Alva: Uma biblioteca reorganizada

A BE da EBI S. Pedro de Alva reorganizada.

No início deste ano letivo, tendo havido algum alívio das medidas restritivas de prevenção da Covid-19, a BE da EBI de São Pedro de Alva foi reorganizada, eliminando-se estantes e materiais sem uso, e movendo-se estantes e expositores de lugar, de modo a permitir uma melhor visibilidade de todas as zonas funcionais por parte da Equipa da BE, e uma circulação e usufruto mais agradáveis para os utilizadores da biblioteca.

A BE antes e depois:

Antes:

A BE no início do ano letivo.



Depois:

A BE da EBI S. Pedro de Alva reorganizada.



A zona de atendimento antes e depois:


Também no que se refere à arrumação dos livros nas estantes foram feitas alterações, para uma mais eficiente recuperação dos documentos e conforto dos utilizadores da biblioteca, respeitando-se, naturalmente, a classificação CDU, mas distribuindo-se os livros pelos fundos documentais propostos para os diferentes níveis de ensino e competências de leitura.

O trabalho de rearrumação das estantes foi difícil e moroso, decorrendo ao longo do ano letivo.

Os manuais escolares passaram a ficar arrumados nestas duas pequenas estantes.

Ao longo do ano letivo, a professora Madalena Madeira, da Equipa da BE, aplicou a nova sinalética para as estantes, que, de forma inclusiva, apresenta o(s) número(s) da classe CDU e a sua denominação, o(s) código(s) de cor ColorADD correspondente(s), para daltónicos, e o(s) número(s) da CDU em Braille.




A professora Madalena Madeira responsável pelos elementos decorativos da biblioteca, criou este ano também para o Cantinho da hora do Conto um cubo de promoção da leitura encantador, muito admirado pelos alunos.

No final do ano letivo, o professor Pedro Miguel Gonçalves, da Equipa da BE, em conjunto com a professora bibliotecária, iniciaram a criação de pequenas mensagens pictográficas complementares à classificação CDU nas prateleiras da biblioteca. O objetivo é facilitar a apreensão das várias temáticas CDU em alunos de Educação Especial, com dificuldades de leitura. A iniciativa ainda não está concluída, mas já se iniciou a seleção dos signos pictográficos representativos das várias áreas, tendo como base sistemas alternativos de comunicação regularmente usados (ARAWORD) nas escolas portuguesas. 


Comentários