Sessões de Ciência na BE: Turma SPA 3 - Experiências do Clube dos Cientistas (1)

 

Hoje, na BE da EBI de São Pedro de Alva, no âmbito da participação dos alunos do 4.º ano no Campeonato de Ciência e Escrita Criativa da editora 20|20, os alunos da turma SPA3 fizeram uma experiência científica proposta na aventura número 1 da coleção O Clube dos Cientistas de Maria Francisca Macedo: um "vulcão efusivo".

O livro O Clube dos Cientistas - Os Contrabandistas de Cristais foi lido integralmente, em contexto de sala de aula, entre novembro e dezembro. 

Passamos a relatar a nossa experiência científica:

Seguimos o protocolo experimental que consta no final do livro. Com a orientação da professora bibliotecária e apoio da professora titular de turma Goreti Cruz, da parte da manhã, construímos um vulcão e, à tarde, criámos a sua "erupção".

Caderno de Experiências na BE (1)

Como fizemos de manhã:

Lista de material/ingredientes

Material sugerido no livro:

- Sumo de dois limões (também pode ser vinagre, mas desta vez, preferimos usar limões)

- Detergente da louça (só um bocadinho, para fazer mais espuma)

- Guache laranja (ingrediente opcional, para dar cor - pode ser corante alimentar)

- Uma garrafa de água pequena, vazia (ou um copo descartável)

- Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio

- Papel de jornal (ou outro papel; a autora sugere também legos, barro terracota,...)

- Tabuleiro ou base

Material extra sugerido pela BE:

- Rolo de fita-cola (de pintor ou normal, para agregar os rolos de papel de jornal)

- X-ato (ou tesoura - deve ser usado(a) com apoio de um adulto)

- Cola branca 

- Uma trincha (para aplicar a cola)

- Papel de cozinha (para limpar as mãos)

- Um copo ou frasco com água (para pousar e fazer a primeira lavagem da trincha cheia de cola)

Primeiro, cortámos o topo de uma garrafinha de plástico, de modo a ficarmos com um copo, que se tornou o interior (cratera) do nosso vulcão. O cone do vulcão foi então construído em torno da cratera do copo, colocado no centro do tabuleiro, com tiras de papel de jornal enrolado em seu torno, coladas com fita-cola de pintor. 

Uma vez feito o molde, retirámos o copo, para facilitar o recobrimento de todas as tiras de papel de jornal enroladas em seu torno, umas sobre as outras, com cola branca. 

A finalizar, usámos papel castanho de um saco de papel, para dar maior uniformidade ao cone vulcânico, sem lhe retirar as irregularidades causadas pela lava das "erupções vulcânicas". 

Por fim, aplicámos cola branca em todo o cone, recobrindo-o todo, para o impermeabilizar e dar maior firmeza. Foi, depois, deixado a secar perto de uma fonte de calor.

Como fizemos de tarde:

Com receio de uma erupção vulcânica violenta que nos inundasse a BE, fomos fazer a experiência da erupção no pátio coberto da escola. 

Pousado o tabuleiro do vulcão no chão, a professora bibliotecária cortou dois limões em metades e distribuiu-as aos alunos que, à vez, espremeram os limões para dentro da cratera do vulcão. Não foi fácil, pelo que alguns tiveram a ajuda de colegas e da professora titular de turma Goreti Cruz. 

Por fim, foi lançado bicarbonato de sódio para dentro da cratera. A expectativa dos alunos era grande: esperavam talvez uma grande explosão (e algum fogo de artifício?). 

De repente, no meio de exclamações entusiasmadas, a "lava" começou a subir, a subir... chegou até ao cimo do vulcão e principiou a escorrer pelo cone abaixo. 

Apesar de não ter sido uma erupção vulcânica tão espetacular como o desejado, foi suficiente para comprovar a reação do ácido do sumo do limão com o bicarbonato de sódio (fermento), que libertou gás e espuma suficientes para fazer crescer (muito) a "lava" do vulcão.

Os alunos, no regresso à sala de aula, anotaram os materiais e ingredientes da experiência para a repetirem em casa. 

A BE fica à espera das fotos dos "vulcões efusivos" dos alunos!

NB: Aplicadas máscaras nos rostos visíveis dos alunos nas fotos e nos nomes, em cumprimento do DEL 1495 de 2016: 

https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf

Comentários