Aprender com a RBE

Cidadania | Literacia | Web 2.0

Os 10 Domínios da Cidadania Digital - Carlos Pinheiro

Tutoriais de ferramentas educativas | Formador Carlos Pinheiro.





Aprender digital

Site de apoio ao trabalho de seleção de ferramentas digitais que potenciem o desenvolvimento das literacias da LEITURA, dos MEDIA e da INFORMAÇÃO.

Saber usar os media

Sítio Web criado pela RBE para apoiar uma abordagem dos media nas três dimensões consideradas nas estratégias de operacionalização do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar: conhecer, refletir, produzir.

Cidadania. Bibliotecas Escolares. Pensar e intervir

Estruturando-se em duas áreas, dinâmicas educativas - que se organizam nos domínios dos testemunhos (T), discussões (D) e ativismo sociopolítico (A) - e clips, ações do quotidiano, este sítio oferece aos educadores oportunidades de, nos planos não formal e informal de aprendizagem, poderem contribuir, junto das crianças e jovens, para a tomada de consciência, reflexão, valoração, deliberação e intervenção, possibilitando que, sozinhos e em conjunto, se descubram cidadãos que, de pleno direito, se posicionam e transformam o mundo. 

MILD - Manual de instruções para a literacia digital

O MILD - Manual de Instruções para a Literacia Digital - é uma plataforma digital da Rede de Bibliotecas Escolares que pretende ajudar os jovens a usar a Internet e as redes digitais de uma forma mais informada, consciente, crítica e segura.

Apresenta um conjunto de recursos e atividades nos domínios da leitura, dos media e da cidadania digitais, organizados em oito áreas de literacia, que podem ser usados em contexto formal ou informal de aprendizagem, na sala de aula, na biblioteca escolar ou de forma autónoma pelos jovens.

Comentários